sexta-feira, agosto 29, 2003



Embalagens e coleções

Antigamente quando algum produto oferecia algum brinde, bastava juntar uma certa quantidade da embalagem e trocá-la. Hoje, além da embalagem, é preciso juntar também uma certa quantia em dinheiro. Ou seja, uma mera compra disfarçada.
Lembro-me das promoções da Coca-Cola. Era só juntar algumas tampinhas e trocá-las por brindes. Como por exemplo: aquelas garrafinhas em miniatura, que ainda guardo na estante.
E certa vez consegui achar uma tampinha premiada: Vale uma entrada grátis no Playcenter.

Houve também uma época em que eu e meus irmãos colecionavam embalagens de cigarros. Não haviam prêmios. Era só pelo simples fato de colecionar. Creio que com a nova campanha anti-fumo estampada nas embalagens de cigarros, e a nova era do politicamente correto, esse tipo de coleção perdeu seu encanto.

Eu e meus irmãos, em época de eleição, também colecionávamos santinhos de políticos. Vejam só como uma mente inocente, pode ter tão pouca noção do perigo.
Colecionei também embalagens do Tang. Fiz parte do Clube do Tang.

Caixas de fósforos e embalagens de Yakult só faziam parte da coleção para algum projeto na escola.
Haviam também as coleções relâmpagos de veraneio: conchas do mar e palitos de sorvete.

Se analisarmos, nunca deixamos de colecionar. Inicia-se com a figurinha, depois passa para o cd, livro, relacionamento, amigos, programas. Vamos colecionando, selecionando a vida toda, até um dia acharmos a figurinha premiada.

quarta-feira, agosto 27, 2003



9ª edição Video Music Brasil 2003
MTV Brasil

Audiência

Pop: Skank - Dois Rios
Rock: Charlie Brown Jr - Só por uma noite
MPB: Gilberto Gil - Three Little Birds
Rap: Marcelo D2 - Qual é
Eletrônica: Fernanda Porto e DJ Patife - Sambassim
Banda/artista revelação: Detonautas Roque Clube - Quando o sol se for
Independente: Ratos de Porão - Próximo Alvo
Audiência: Charlie Brown Jr - Papo Reto
Internacional: Linkin Park - Somewhere I belong

Júri Oficial

Edição: Pato Fu
Fotografia: Sepultura
Direção de arte: Gilberto Gil
Direção: Marcelo D2
Videoclipe do ano: Marcelo D2
Melhor website: Nando Reis

quarta-feira, agosto 20, 2003

Tô vendo uma esperança

 

Na camiseta estava escrito em vermelho: Tô vendo uma esperança. No centro um desenho: a Graúna. E embaixo do desenho: Lula Presidente

O desenho do Henfil, um pássaro preto, personagem que povoava o alto da caatinga, junto com os personagens Capitão Zeferino e o bode sábio Francisco Orelana, foi marca da campanha eleitoral de 1989, quando Lula perdeu para Fernando Collor, por um pequeno percentual de votos. 

Dia primeiro de janeiro de 2003, a Graúna levantou o seu mais alto vôo: da caatinga ao Planalto Central, como na canção Blackbird, de Lennon e McCartney.

sexta-feira, agosto 15, 2003

Retalhos n° 3

[+] Entre o céu e o inferno, há sempre uma sala de espera.
[+] Às vezes eles voltam.
[+] Se eu fosse um blog, eu queria ser esse.
[+] Descobri um texto meu: "Aqui Jaz Kenny...", publicado em 12/04/2002 no já extinto Coca Gelada pelo Fellipe Rodrigues.
[+] Só agora percebi um comentário que fizeram em agosto, num post antigo publicado em janeiro: "estou a procura também de uma melissa possession branca!!!!! vc já encontrou???? Tá muito difícil achar!!!!!!! Aguardo o seu retorno. Abraços.". O post em questão é da autoria da gisabeavis. Talvez ela tenha encontrado.
[+] Através desse site, descobri que no dia em que nasci, as músicas que estavam no topo das paradas americanas e inglesas, eram: "Love Theme from Romeo and Juliet" by Henry Mancini e "Something In The Air" by Thunderclap Newman, respectivamente.

domingo, agosto 10, 2003

Como diria o Millôr

A maior parte dos textos espalhados neste blog, não tem qualquer pretensão. Uma meia dúzia tem alguma pretensão. Dois ou três são extremamente pretensiosos.

sábado, agosto 02, 2003

Quais são as palavras que nunca são ditas?

O dicionário Aurélio tem 2.160 páginas, 160 mil palavras, e pesa 3 quilos! O Dicionário Houaiss tem 228.500 verbetes em 3.008 páginas, e mais de 380 mil definições (acepções).

No Brasil, os filólogos estimam que o vocabulário básico reúna cerca de 3.000 termos, mas, quem tem um nível de vocabulário considerado médio utiliza-se de 800 a 1.400 palavras. Já os mais cultos conseguem expressar-se com até 15 mil palavras.

Eis aqui um palavrão: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. É a maior palavra da língua portuguesa. Ela descreve o estado de quem tem uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

Tantas palavras e elas somem na hora que você mais precisa...