sexta-feira, agosto 29, 2003



Embalagens e coleções

Antigamente quando algum produto oferecia algum brinde, bastava juntar uma certa quantidade da embalagem e trocá-la. Hoje, além da embalagem, é preciso juntar também uma certa quantia em dinheiro. Ou seja, uma mera compra disfarçada.
Lembro-me das promoções da Coca-Cola. Era só juntar algumas tampinhas e trocá-las por brindes. Como por exemplo: aquelas garrafinhas em miniatura, que ainda guardo na estante.
E certa vez consegui achar uma tampinha premiada: Vale uma entrada grátis no Playcenter.

Houve também uma época em que eu e meus irmãos colecionavam embalagens de cigarros. Não haviam prêmios. Era só pelo simples fato de colecionar. Creio que com a nova campanha anti-fumo estampada nas embalagens de cigarros, e a nova era do politicamente correto, esse tipo de coleção perdeu seu encanto.

Eu e meus irmãos, em época de eleição, também colecionávamos santinhos de políticos. Vejam só como uma mente inocente, pode ter tão pouca noção do perigo.
Colecionei também embalagens do Tang. Fiz parte do Clube do Tang.

Caixas de fósforos e embalagens de Yakult só faziam parte da coleção para algum projeto na escola.
Haviam também as coleções relâmpagos de veraneio: conchas do mar e palitos de sorvete.

Se analisarmos, nunca deixamos de colecionar. Inicia-se com a figurinha, depois passa para o cd, livro, relacionamento, amigos, programas. Vamos colecionando, selecionando a vida toda, até um dia acharmos a figurinha premiada.