terça-feira, maio 17, 2005

Oito filmes dos anos oitenta
#7 - Minha Vida de Cachorro

(Mitt Liv Som Hund, 1985, SUE) Direção: Lasse Hallstrom . Elenco: Anton Glanzelius, Anki Liden, Tomas Von Bromssen, Malinda Kennaman, Kiki Rudgrem, Mandred Serner.
"Com o agravamento da tuberculose da mãe, menino é separado do irmão e enviado para aldeia no norte da Suécia."


Alguns filmes baseados em livros acabam decepcionando. Após ler um livro com toda sua riqueza de detalhes e informações, e depois assisti-lo em filme, fica-se a impressão que faltou alguma coisa, ou na maioria das vezes, muita coisa.
Mas existem exceções. Minha Vida de Cachorro é uma delas.
Esse romance autobiográfico de Reidar Jonsson, publicado em 1983, que adquiri no "Círculo do Livro" (do qual fui sócio), é um dos melhores livros que falam sobre a transição da infância ao mundo adulto.
O filme de Hallstrom não ficou devendo nada ao livro. Banhado em um clima poético, é um dos melhores filmes sobre crianças que o cinema já fez. Um prazer delicado para os olhos e alma.
Halstrom começou a carreira na direção dos clipes da banda Abba, a mais famosa da Suécia. Depois do filme "Minha Vida de Cachorro", consolidou sua carreira com os filmes: "Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador", "Meu Querido Intruso", "Regras da Vida", "Chocolate" e "Chegadas e Partidas".