sábado, julho 29, 2006



ano cinco

Eis que esse blogueiro, aos trancos e barrancos, ou como o próprio nome sugeri: oito ou oitenta, completa seu quinto ano blogando.
E em comemoração ao quinto ano, listo cinco séries em suas quintas temporadas:

01 - Simpsons - Na quinta temporada dos Simpsons, tem os o Vovô e o Sr. Burns querendo namorar a mãe da Marge, Homer comendo batatinhas fritas no espaço sideral, Lisa inventando a boneca Lisa Coração de Leão, Bart às voltas com um elefante, Marge sendo procurada pela polícia e Maggie iniciando sua eterna guerra contra o Bebê de Uma Só Sobrancelha. Tem também Sideshow Bob explicando que sua tatuagem "Die, Bart, die" na verdade quer dizer "O, Bart, o" em alemão. Tem os Ramones tocando na festa do Sr. Burns. Homer puxando a cauda de um leitão com toda alegria, até o leitão lhe dar uma bela dentada. A histórica primeira aparição de Cletus, o caipira de boca mole.

02 - Arquivo X - Imperdíveis revelações sobre conspirações governamentais e invasões alienígenas são feitas, personagens novos aparecem e papéis secundários ganham maior importância passando a surpreender ainda mais, a relação de Mulder e Scully esquenta e aguça a vontade dos que torcem por um caso amoroso, episódios voltam no tempo e revelam aspectos de um passado ainda desconhecido, a comédia ganha lugar no cenário misterioso com a paródia Bad Blood.

03 - Seinfeld - Temporada ganhadora de Emmy. Inclui "The Puffy Shirt", "The Mango", "The Hamptons". Descubra como Jason Alexander incorporou o alter ego de Larry David para criar George Constanza.

4 - Friends - No quinto ano da série, o grupo de seis amigos formado por Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox Arquette), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LEBlanc), Chandler (Matthew Perry) and Ross (David Schwimmer), confirmam a simpatia dos fãs conquistados em todo o mundo.

5 - The West Wing - O conservador Glenallen Walken assume, temporariamente, o cargo mais importante do planeta, enquanto o presidente Josiah Barlet está ocupado com o seqüestro de sua filha. Os funcionários da casa Branca ficam divididos entre as ordens dos dois chefes. A Resolução do seqüestro e o pouco provável retorno de Barlet ao poder são duas das intrigantes histórias nesta quinta temporada, incluindo uma viagem à Faixa de Gaza que resultou na indicação ao Emmy de melhor atriz a Allison Janney.

desembucha: julho/2001 a setembro/2001
Ilha Blog: setembro/2001 a junho/2002
blogger: a partir de novembro/2001

terça-feira, julho 25, 2006

Nas páginas da TV

A TV Cultura lançará programas dirigidos ao público jovem, baseados nas revistas do Grupo Abril: Bizz, Capricho, Mundo Estranho, Superinteressante e Flashback.
Segundo O Fuxico, serão os seguintes programas:

Estúdio Bizz reproduzirá um estúdio de gravação. A cada semana, uma banda consagrada tocará ao vivo e será entrevistada.

No Capricho trará reportagens sobre moda, beleza e comportamento, sempre com a presença de celebridades e convidados na platéia.

Mundo Estranho tratará de temas como história, ciência e tecnologia, passando por saúde, artes e cultura, e mostrará reportagens sobre esportes, meio ambiente, curiosidades, mundo animal, filmes e jogos.

Superinteressante, por sua vez, será um minidocumentário gravado em locações externas. A cada semana, um tema curioso e polêmico será desvendado pelo apresentador e por especialistas no assunto.

Flashback fará o telespectador relembrar dos bons momentos da sua infância e adolescência de forma divertida e bem-humorada. O cenário remeterá aos anos 80 em uma descontraída e curiosa viagem no túnel do tempo.

sábado, julho 15, 2006



Separados no nascimento

Folheando uma revista, me deparei com a figura do Bono Vox, que de prontidão pensei tratar-se do Pedro de Lara.
Pedro de Lara, numa súbita modéstia diria: "Não sou nada parecido com esse tal de Bono Vox. Sou mais jovem, bonito e elegante".

domingo, julho 02, 2006

Eu quero me ver no ano de 2046

Corre o fim do outono e o início do inverno de 2006. Meu primeiro fio de cabelo branco desponta e me desaponta ao fixar os meus olhos no espelho.
É apenas um fio, mas ele nunca vem sozinho. Logo serão alguns, depois serão milhares.
Esse fio me fez refletir sobre o futuro. Ah, o futuro! Um lugar obscuro, que estou por um fio.
Parafraseando Antônio Marcos, eu quero me ver no ano de 2046.

É um ano qualquer, que estarei eu e os meus cabelos brancos, e a memória cheia de "brancos", relembrando o tempo que passou: no tempo em que eu blogava, o primeiro brasileiro que foi para o espaço (como era mesmo o nome dele?), as antigas televisões de plasma (acredita nisso?), carros movidos a biodiesel, e um amontoado de tecnologias ultrapassadas.
Mas pode ser que meus cabelos brancos já nem estejam me acompanhando. Numa determinada fase da vida eles também resolvem partir.

Meu fio de cabelo branco é quase que uma testemunha ocular da história (pelo menos da história da minha vida).
É ele que me acompanhará nas lutas diárias, reflexo (sem trocadilho) da minha experiência.
E antes que me acusem pelo excesso de clichês, respeitem ao menos os meus cabelos brancos.



Antônio Marcos foi praticamente vizinho da minha família. Morava numa rua próxima ao sobrado que ainda hoje moram meus pais.
Fez sucesso na década de 60, em programas de auditório. Participou da Jovem Guarda, atuou em teatro, cinema e em novela (TV Tupi).
Gravou doze LPs. Seu maior sucesso foi "Como Vai Você", composta em duo, com seu irmão Mário Marcos.
Ironicamente a canção "Quem dá mais", composta por Beto Surian, gravada por Antônio Marcos em 1978, falava sobre a necessidade de saber do futuro. Mais precisamente de um ano específico: 1996. Antônio Marcos morreu em 1992, vítima de complicações resultantes do alcoolismo.

"Eu quero me ver em 1996
Pois eu quero saber como vão ser as coisas por lá
Eu preciso me ver em 1996
E dizer sim ou não aos processos de vida de lá
Outro dia eu sonhei que estava numa arena gigante
Era eu o mais caro objeto vendido em leilão
Gargalhadas soavam por toda essa arena mercante
E eu era um palhaço sem graça vendido em leilão
"