domingo, novembro 30, 2003



O fabuloso destino de todos nós

Remexendo em velhas fitas de VHS, revi o primeiro episódio da série "Comédia da Vida Privada", exibido em dezembro de 1994, na TV Globo.
Com direção geral de Guel Arraes, baseado na obra de Luis Fernando Veríssimo, esse episódio piloto conta a estória de três casais, mostrando o lado cômico e trágico do cotidiano, com seus encontros e desencontros, e suas fidelidades e infidelidades.

Com trilha embalada por Ray Charles com "I Can't Stop Lovin'You", os três casais são formados por: Paulo Betti e Malu Mader (Antonio e Beatriz), Marco Nanini e Fernanda Torres (Cláudio e Diana) e Tony Ramos e Débora Bloch (Edgar e Fátima).

Desencadeia uma série de crônicas, como "Cantada" no primeiro encontro do casal Antonio e Beatriz. Eles tentam "desvendar o mistério" de onde já se conheciam. Ambos mentem dizendo que poderia ser em Nice, Nova York, Londres, Paris... Depois de passarem a noite juntos eles confessam que nunca estiveram nesses lugares. Na verdade, eles já haviam se conhecido, mas na praia de Guarapari.

A crônica "Lixo" serve de roteiro para o primeiro encontro de Cláudio e Diana. Encontram-se na área de serviço do prédio onde moravam. Cada um trazia o seu pacote de lixo. Depois de alguma conversa descobrem que, já há algum tempo, um analisava o lixo do outro. Sabiam muitas coisas a respeito do outro através do lixo. Ela o convida para jantar camarões. Ele não quer dar trabalho. Ela diz que rapidamente limpa tudo e põe os restos fora. No seu lixo ou no meu?

Mas é o casal formado por Edgar e Fátima que mais me chama a atenção. Todos os três casais se casaram na mesma data, na mesma igreja. No desenrolar do episódio, Edgar e Fátima são o único casal que permanecem juntos.

No final, ao comemorarem mais um aniversário de casamento, o casal Edgar e Fátima tem como convidados, os amigos já separados. De um lado Antonio e Cláudio e do outro Beatriz e Diana observam admirados o casal dançando "I Can't Stop Lovin'You", enquanto começam a imaginar Edgar e Fátima, em vários momentos da vida que ainda virão e que eles mesmos não viverão: o nascimento dos filhos, o início da vida escolar, os primeiros namoricos dos filhos, a faculdade, o casamento, os netos...até que eles estão ali dançando novamente "I Can't Stop Lovin'You", bem velhinhos... E Antônio percebe que ainda há tempo para perguntar para Beatriz: - "Eu não te conheço de algum lugar?" - "Será Nice. Ou Nova York?" - responde ela sorrindo enquanto se abraçam e se juntam ao casal Edgar e Fátima na pista.

Enquanto isso, Cláudio e Diana lembram-se do primeiro encontro: - "No seu lixo ou no meu?". E também se juntam aos casais...

E em poucos dias eu também estarei me juntando aos casais desse episódio, para acompanhá-los em "I Can't Stop Lovin'You".