quinta-feira, janeiro 08, 2004



Cinco finais de alguma coisa
# 04 - De mastodontes e de homens


Depois de seis temporadas e 115 episódios, a serie "The Wonders Years" chega ao fim, em duas partes (Verão / Dia da Independência), em 12 de maio de 1993.

É verão e Kevin está trabalhando na fábrica do pai. Winnie, por outro lado, está trabalhando em uma colônia de férias como salva-vidas. Ficaram separados durante o verão, segundo Winnie, é uma boa idéia, já que eles haviam concordado em uma discussão anterior que ambos precisavam de espaço para se encontrarem; entretanto, Kevin não está bem certo. Sua irritação aumenta quando dois de seus amigos saem para viajar pelo país e seu pai não o deixa ir junto, alegando que ele não sobreviveria por conta própria. Certo dia no trabalho, Kevin liga para Winnie, mas como ela está ocupada e distraída com novos amigos e atividades em torno da piscina, a conversa é curta. Quando Jack grita com ele por usar o telefone, os dois discutem e Kevin larga o emprego.

Ele volta para casa, faz uma mochila e vai à colônia de férias de Winnie. Ela fica surpresa e não muito contente. Certa noite, ele quer passar algum tempo com a namorada, mas ela diz que precisa ir a uma reunião de salva-vidas no lago. Ele acha que Winnie o está desprezando e ela responde que precisa de tempo para se acostumar à presença dele por lá. Naquela noite, Kevin joga pôquer com seus amigos e ganha 100 dólares blefando. Sentindo-se um homem, ele vai procurar Winnie no lago e a vê beijando um dos salva-vidas, Eric. A situação começa a piorar a partir desse momento. Ele a vê no dia seguinte, e ao contar que a viu com Eric, é acusado de espionar. Naquela noite, ele joga pôquer novamente e perde tudo, inclusive o carro. No dia seguinte, ele pega suas coisas, vai ao restaurante se despedir de Winnie, esmurra Eric e depois vai embora.

Ao ver um carro na estrada, ele pede carona e encontra Winnie sentada no banco de trás. Por causa da confusão causada por ele, ela perdera o emprego. Eles começam a discutir e são postos para fora do carro. Os dois continuam discutindo enquanto jogam a bagagem um do outro fora. Quando começa a chover, ambos se dirigem a um estábulo. Eventualmente, uma conversa civilizada se estabelece, na qual percebem como tudo entres eles mudou. Chorando, Winnie revela que eventualmente, esse distanciamento iria acontecer. Mas Kevin olha para ela e diz que não deseja o fim do relacionamento; depois a beija. Ela sorri, abri espaço em seu cobertor para eles e os dois se abraçam carinhosamente, para então trocarem beijos apaixonados.

No dia 4 de julho, eles estão de volta para casa. Karen aparece para uma visita anunciando estar grávida e Kevin faz as pazes com seu pai. O Kevin adulto comenta sobre aquele ter sido o ultimo 4 de julho que passou em sua casa e sobre o destino de cada um.

Ele tomou seu rumo, Paul Pfeiffer foi para Harvard estudar direito, Jack morreu dois anos depois, Norma se tornou uma mulher de negócios, o bebê de Karen ficou parecido com Kevin, Wayne tomou conta da fábrica de móveis do pai e Winnie foi para França estudar História da Arte. Ela e Kevin mantiveram a promessa de continuar em contato, se correspondendo nos últimos 8 anos. Ao voltar da França, ela foi recebida por Kevin, sua esposa e seu primeiro filho, de 8 meses.

Kevin reflete sobre a rapidez como a vida muda, um dia você é bebê, no outro você está indo embora de casa. Mas as lembranças da juventude acompanham as pessoas para sempre.

Resumo do guia de episódio da "New World Television"