domingo, fevereiro 08, 2004

Os grandes filmes da minha infância
#07 - O Campeão

(The Champ, EUA, 1978) Direção: Franco Zeffirelli. Elenco: Jon Voight, Faye Dunaway e Ricky Schroder.

"Pugilista decadente, sustenta o filho fazendo pequenos serviços, enquanto continua treinando para voltar aos ringues. Um dia, a mãe do garoto (que havia abandonado o menino, e voltou, com dinheiro para lhe assegurar a melhor educação) reencontra o filho e decide reclamar sua custódia O pai, ex-campeão de boxe, resolve então voltar aos ringues e ser novamente campeão."

Além da pipoca e do refrigerante, convém ter em mãos também uma caixa de lenços. Essa foi a terceira versão dessa história lacrimosa. A primeira filmagem ocorreu em 1931. E a segunda em 1952.

Quando Lula ainda era candidato a presidente em 2002, perguntaram qual foi o filme que o fez chorar. E ele respondeu: "O Campeão".

Mas, apesar de "O Campeão" fazer parte da série: "os grandes filmes da minha infância", ele não faz parte de outra série: "os filmes que me fizeram chorar". Sim, na época devo ter chorado um bocado. Mas quando se é criança, o choro é rotineiro.

Quando revi esse filme há alguns anos, o impacto não foi o mesmo. O filme ficou datado, perdido em algum momento mágico da minha infância.