quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Os grandes filmes da minha infância
#09 - O Pássaro Azul

(The Blue Bird, EUA, 1940) Direção: Walter Lang. Elenco: Shirley Temple, Nigel Bruce, Spring Byington, Eddie Collins, John Russell.

Em alguma data desconhecida da minha infância, numa sessão da tarde (provavelmente), largado no sofá, assisti esse filme estrelado por Shirley Temple.

Mas na realidade lembro-me muito pouco do filme, o que chega a ser contraditório: - "Grande filme da sua infância ? Mas você nem se lembra do roteiro ?" É que na verdade, no decorrer dos anos, algumas lembranças tornam-se fragmentos. Então junta-se um pedacinho aqui e outro ali, até ter o "quebra-cabeça" inteiro novamente.

O problema é que eu não consigo encontrar algumas peças importantes, fundamentais para enxergar o todo. Tudo o que me lembro é que numa determinada cena, a personagem interpretada pela Temple, percorre um lugar desconhecido, onde reencontra seus avôs falecidos.

Seus avôs permaneciam adormecidos nesse lugar, e só acordavam quando alguém lembrasse ou pensasse neles (Essa cena me marcou, porque a partir de então, passei a pensar mais nos meus avôs, para que eles não "vivessem" num sono eterno).

E em outra cena, ela conhece seu irmão, que ainda iria nascer.

Mas como não confio muito na minha mémoria, recorri ao google, na intenção de encontrar algumas peças faltantes. Encontrei um Playground, onde o autor, no post de quatro de fevereiro, relembra (ou não) esse clássico da nossa "desmemoriada" infância.