sábado, dezembro 01, 2001



Dia Mundial de Combate Contra a AIDS

1 - Aids: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA) não é a doença. Ela reduz a imunidade devido à ação do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que diminui a capacidade de defesa e abre guarda do organismo para a entrada de uma série de doenças, por isso, são chamadas oportunistas.

2 - Ingenuidade: A Aids não tem cura. O que se consegui até agora foi descobrir uma série de remédios, chamada de coquetel, que mantém relativamente sob controle o avanço do vírus. É ingenuidade pensar que o HIV não mata.

3 - Contágio: A transmissão do vírus pode se dar pela via sexual (qualquer tipo de sexo transmite o HIV), pela via sangüínea e de mãe para filho, durante a gestação e na amamentação.

4 - Prevenção: Consciência: essa é a melhor forma de prevenção. Camisinha sempre. Não compartilhe seringas nem agulhas. Sabendo que não é imune ao contágio e adotando medidas de segurança, qualquer um pode se proteger do HIV.

5 - Inatingével: O ser humano, em geral, imagina-se inatingível. Talvez, por isso ignore, muitas vezes, regras básicas de segurança. Apesar de conhecida há mais de 20 anos, a Aids ainda atinge, todos os anos, milhões de pessoas no mundo.

6 - Tratamento: O primeiro passo para saber se você foi exposto ao HIV é fazer um exame para testar seu sangue. Procure um Centro de Saúde, Hospital ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA, antigo COAS DST/AIDS) mais próximo de sua casa. Informe-se pelo disque-saúde: 0800-162550.

7 - Preconceito: Quando surgiu nos anos 80, muitos consideravam uma doença que punia os que não agiam de acordo com os padrões sexuais ditados por uma visão religiosa, por exemplo. Tanto preconceito valeu para disseminar mais rapidamente a doença.

8 - Solidariedade: Não há razão para que o convívio social se altere em função da Aids. Beijo, abraço, aperto de mão e picadas de inseto não transmitem HIV. Partilhar banheiros, talheres, copos, toalhas, freqüentar a mesma piscina também não oferece nenhum risco de contágio.

9 - Direitos: O tratamento aos portadores do HIV é gratuito no Brasil.

10 - Hora "H": O HIV, causador da Aids, não escolhe raça, sexo, idade, religião, classe social nem estado civil. Ele pega quem não estiver prevenido, sempre.

Listado: World AIDS Day: Link and Think