sábado, novembro 23, 2002



uma lista de bandas

Boa: Foo Fighters - Que aliás, está com um novo álbum nas lojas: "One by One".
Muito Boa: Smashing Pumpkins - Gosto muito do Smashing Pumpkins, mas prefiro mantê-la entre o "casual" e o "inesquecível".
Maravilhosa: R.E.M. - Apesar da expressão "ma-ra-vi-lho-sa" soar um pouco aguçada (ou digamos assim, meio boiola) demais.
Promete: Existe uma boa safra de bandas legais que surgiram nesses últimos anos, mas é difícil apontar alguma que ainda não aconteceu.
Não me convenceu: Green Day - Quando um amigo me apresentou o Green Day, com as melhores intenções possíveis, para servir de trilha num trabalho na faculdade, eu recusei. Depois daquele dia, nossa amizade não foi a mesma. Nem o espírito punk foi o mesmo.
Lixo: Prodigy - Ok. reconheço que lixo é uma expressão muito forte. Mas lixo reciclável é legal. E politicamente correto. Então Prodigy é lixo, mas lixo reciclável.
Gosto do nome: Bauhaus - Pela sonoridade do nome.
Tem um visual legal: Gorilaz - Sim. Eu gosto de desenhos.
Quando acabou fiquei inconsolável: Mesmo as bandas que eu mais gostava, não me deixou inconsolável quando acabaram. O que me deixa mais inconsolável é permanência de algumas.
Ainda bem que acabou: Titãs - Embora eles ainda não saibam.
Esqueceram de enterrar: Rolling Stones - Por quanto tempo as pedras ainda irão rolar?
Eterna: Beatles - É impossível não citar a banda de Liverpool numa lista de bandas, mesmo correndo o risco de cair num lugar comum. Como não encaixar o maior grupo pop de todos os tempos numa lista de bandas?
Todo mundo gosta menos eu: Oasis - Mas não sou tão radical assim. Por exemplo, não gosto de peixe, mas como de vez em quando.
Já ouvi falar mas não sei do que se trata: Essa é uma lista a parte. Há uma infinidade delas. Mas o "Usina do Som" me tira da ignorância.
Tá na minha parede - Na minha parede há apenas um quadro de um barco numa tempestade, pintado pela minha maninha. Mas, já esteve na minha parede: Nirvana e Legião Urbana. E na porta, há anos, o mapa-mundi. Mas o mundo já não é mais o mesmo. E Nem a porta do meu quarto.
Só eu conheço: Para só "eu" conhecer, na certa é imaginária.
Era legal mas ficou ruim: U2
Quando era criança achava horrível: Kiss para mim era pesadelo. Com aquelas "cara-pintadas" e a lendária matança de pintinhos com suas "botas-plataforma", me deixava assustado.
Tem história para virar filme: Joy Division, Cream e The Velvet Underground.
Ninguém imagina que eu ouço: Logo mais farei uma lista dos discos que tenho e deixaria qualquer um babando de inveja, em contra-partida farei também a lista dos discos que tenho e deixaria qualquer um com náusea.
Só tem um disco bom: Pearl Jam tem bons discos posteriores ao seu primeiro trabalho, mas nenhum se compara ao "Ten".
Só tem fãs chatos: Chato é uma raça que prolifera em todos os campos da nossa sociedade, o que dirá no meio musical.
Um pouco demais para o meu QI de ameba Kraftwerk, apesar do grupo alemão ter sido influência básica para bandas como New Order.
Influenciou outras que eu gosto: The Velvet Underground e Sonic Youth.
Copia mal feita: Creed a lá Pearl Jam.
Que cabelo é esse? O cabelo do Robert Smith, do The Cure, é do tipo: vi-um-fantasma-no-cemitério-e-meu-cabelo-ficou-assim.
Que nome escroto: Essa também é uma lista a parte, existem vários nomes escrotos do mundo pop-rock, tanto aqui em terras tupiniquins como em terras estrangeiras.
Que saudade: As bandas vão, as músicas ficam. As músicas são eternas. Deixem as bandas morrerem em paz...
A minha: Sou apenas uma banda de um homem só e integrantes imaginários. Minha guitarra também é imaginária. Aliás, não querendo ser Jorge Benjor, que já foi "do Ben", só tenho um fusca e um violão e tenho uma nega chamada Tereza.
A de um amigo meu: Matéria Prima, que não existe mais e tocava mpb; Cure Cover e Black Sabbath Cover, quando o "couve-flor" deixou as feiras livres e conquistou os mercados.
A dos meus sonhos Os sonhos são sempre suspeitos...
Do Brasil Citarei três, que basicamente possuem essências diferentes entre si: medalha de bronze - O Rappa, medalha de prata - Pato Fu e medalha de ouro - Los Hermanos.
De um lugar distante Daqui da minha janela, todos os lugares são distantes...
Mudou a minha vida: The Smiths. Se bem que "mudar a minha vida" seja uma frase também muito forte, e banda alguma, música alguma, livro algum, filme algum, tenha sido bom suficiente para mudar a minha vida; em meados dos anos oitenta, Morrissey e sua turma, fizeram a cabeça de uma turma de moleques, que ainda empinavam pipas, numa rua perdida, num bairro periférico de São Paulo.
A melhor de todos os tempos: Essa historia é velha mais vale relembrar: Um executivo da Decca Recording Company recusou um grupo de jovens cantores de rock dizendo que a musica deles era péssima e que os grupos de jovens que tocavam guitarra estavam fora de moda. O grupo recusado chama-se The Beatles.
Existem outras bandas que podem ser consideradas "a melhor de todos os tempos"? É claro que existe. Mas eu me imagino, num futuro espero que distante, já velho e gagá, quando a memória já não é mais a mesma, e alguém me fazendo essa pergunta. Nesse dia com certeza, não me recordarei os nomes de todos os meus netos, e talvez tenha até esquecido de vestir as calças pela manhã, mas responderei com a boca que o Ney Latorraca fazia ao interpretar o Barboza do TV Pirata: - Os beatles, meu filho...os beatles...