segunda-feira, março 17, 2003

Segunda-feira azul

Nos anos oitenta, depois que a "disco" foi limada da superfície pop, quase tudo relacionado a dançar batidas mecânicas repetitivas era visto como pobre, raso e efeminado.
Com "Blue Monday", o New Order bagunçou todas as peças do tabuleiro. Era um quarteto tocando instrumentos "de verdade" e descendiam do Joy Division, cultuadíssima banda dos anos setenta.
Foi um estouro. O New Order iniciava assim um longo casamento com a música para pista. De tabela, mudaram as vidas de milhões de ouvintes, que passaram a encarar batidas dançantes com outros ouvidos.



Isto é Blue Monday

[+] Lançado em março de 83, é o single de 12 polegadas mais vendido da história, com 3.5 milhões de cópias.
[+] A capa original de "Blue Monday" é do designer Peter Saville, chamado de "o quinto membro" da banda; imita o desenho de um disquete e foi inspirado num disco em que Stephen Morris (baterista) guardava informações de seqüenciadores.
[+] Devido aos custos de produção da capa do single, o New Order e a gravadora Factory ganharam apenas um centavo de libra por cada unidade vendida; mas a Factory perderia dinheiro ao fazer a divulgação do disco.
[+] A banda tocou a música ao vivo 187 vezes (incluindo as seis apresentações no Brasil, em 88).
[+] Pelo menos dez bandas já fizeram covers da música.
[+] Apesar da boa vendagem, a música nunca chegou ao topo da parada britânica; estreou em 12° lugar, em 19 de março; chegou ao 9° posto em agosto do mesmo ano; em 7 de maio de 88, voltou à parada, em 3° lugar, graças a um remix de Quincy Jones; em 5 de agosto de 95, retomou em 17°, novamente em versão remix.
[+] A música permaneceu 179 semanas na parada britânica; "Blue Monday" nunca ficou entre os top 40 da Billboard (EUA).
[+] O único single do New Order a chegar ao 1° lugar da parada britânica foi "World in Motion", em 2 de junho de 90. música em homenagem à seleção inglesa. Por ironia, o disco era assinado por EnglandNeworder.
[+] Neil Tennant (do duo Pet Shop Boys) entrou em choque quando ouviu a música em uma loja. Comprou o single e ficou trancado em casa por três semanas. Dizia que aquilo era o que ele sempre sonhou fazer, mas outras pessoas haviam conseguido.

(Publicado na Folha Ilustrada)