sexta-feira, agosto 09, 2002

Tal pai, tal filho

Houve uma época, em que os jovens não eram estimulados a pensarem por si mesmos. Reprimidos pela tirania familiar, seguiam rumos estipulados pelos pais.
Hoje em dia, embora a maioria dos filhos em algum momento da vida tentam seguir a mesma trajetória dos pais, mais tarde descobrem outras possibilidades e alteram sua direção.

[1] time de futebol - meu pai, palmeirense, tentou fazer com que seus filhos também fossem torcedores do palmeiras. Funcionou com o primogênito. Os demais, numa ingratidão sem tamanho (e isso me inclui também), foram torcer justo para seu arqui-inimigo: o corinthians.
[2] forças armadas - meu pai esperava que um dos seus filhos fosse servir a Marinha. Todos, sem exceção, se alistaram no exército.
[3] profissão - meu pai foi torneiro mecânico. Na multinacional onde trabalhava, chegou a empregar um dos meus irmãos. Se aposentou depois de longos anos trabalhando lá. Já meu irmão durou um mês. Eu cheguei a estudar no Senai, o curso de ajustador mecânico, sendo registrado por essa grande multinacional. Hoje, eu trabalho próximo dela - só que num Banco.
[4] política - meu pai votava em candidatos do governo. Influenciado pelos filhos hoje vota em candidatos da oposição.
[5] cabelos - esse é um item que não depende de querer ou não querer tê-los. De repente eles vão embora e não voltam mais. Meu pai os perdeu muito cedo, ainda jovem. Seus filhos não tem tendência a perdê-los.

Mas essa é apenas uma pequena lista. A lista maior é aquela com os atributos herdados do nosso pai, ou que um dia esperamos herdar.