Uma seleção de filmes, para assistir hoje no dias dos pais:
A figura do "pai" no cinema, já não é mais tão adocicada como no filme A Noviça Rebelde, onde temos a figura de um pai aristocrata austríaco antinazista, cantando e dançando dó-re-mi-fá com seus adoráveis filhos.
O título de "pai herói" foi totalmente reformulado, desde que O Império Contra-Ataca, apresentou Darth Vader (o maior vilão da história do cinema) fazendo surpreendente revelação: dizendo ser o pai de Luke Skywalker. Imagine só: o vilão ser pai do herói. Ou pior, ao invés do filho, o pai que era o rebelde.
Mas algo inquietante ainda estava por vir em: Perdas e Danos, onde um membro do Parlamento inglês, casado há mais de vinte anos, torna-se amante da noiva do filho. (Pensando bem prefiro ter um pai como Darth Vader).
Mas há uma infinidade de filmes, onde mostram diversos tipos de pais. Entre eles:
O Pai da Noiva - empresário de classe média alta entra em crise financeira e emocional ao preparar o casamento da filha.
Meu Maravilhoso Grande Pai - nos anos 50, garoto acompanha seus pais ao campo, onde passa a sentir intensamente a crise que afeta o casamento deles.
Meu Pai, uma Lição de Vida - pai idoso e filho redescobrem a amizade e o relacionamento, quando se reencontram para solucionar uma crise familiar.
Kramer vs. Kramer - executivo de agência de publicidade consegue temporariamente a custódia de seu filho de sete anos, mas para mantê-la tem de lutar contra a ex-mulher num tribunal.
Uma Babá Quase Perfeita - ator divorciado disfarça-se de governanta para ficar mais próximo dos filhos, que moram com a mãe.
O Campeão - garoto estimula seu pai, um pugilista decadente, a voltar ao ringue; ao mesmo tempo, o lutador disputa a guarda do filho com a ex-mulher.
Um Herói de Brinquedo - na véspera do Natal, pai tenta desesperadamente encontrar um brinquedo pedido por seu filho.