quinta-feira, agosto 01, 2002



Leia o livro, veja o filme, ouça o disco

O livro
Nick Hornby conta a estória de Rob Fleming, cuja namorada, Laura, uma garota bacana e bem resolvida, o abandona, por não agüentar mais conviver com um homem que simplesmente não muda. Nosso herói é levado, então, a recapitular uma lista dos cinco maiores foras românticos de sua vida, incluindo o atual. E incontáveis listas das cinco mais - canções, filmes etc., vão surgindo. Numa verdadeira viagem pelo pop e pelo rock dos anos 70 e 80.

O filme
( High Fidelity, 2000, GB/EUA) O filme baseado no livro homônimo de Nick Hornby, com a direção de Stephen Frears, transporta para as telas a estória de Rob Gordon (interpretado por John Cusack), um personagem com seus 30 e poucos anos, enfrentando uma "síndrome de Peter Pan" brava: morre de medo de se comprometer, não tem perspectivas na profissão e tem íntima relação com o universo pop - que não deixa de ser, por excelência, um gênero adolescente. O filme estréia no canal Cinemax dia 25, às 22:00 hs.

O disco
Um filme cujo personagem principal é dono de uma loja de discos de vinil (aqueles bolachões que rodavam sem parar nas vitrolas do mundo) só poderia resultar num festival de sons. Toda a trama de "Alta Fidelidade" (Hi-Fi, designação criada nos anos 50 para ótima qualidade do som dos discos produzidos na época, antes do eternizado "som estéreo") se passa dentro da loja Championship Vinyl. Assim, desfilam-se nos alto-falantes talentos tão díspares quanto Elton John e Bow Wow Wow, Bob Dylan e Stiff Little Fingers, o antológico jazzista Illinois Jacquet e The Beta Band. Uma aula do melhor e do mais exótico do pop, com direito a Lou Reed, Katrina and the Waves, Aretha Franklin, Al Green, Barry White, Queen e Elvis Costelo.

Curiosidades
- O nome do protagonista foi "emprestado" de um cantor obscuro dos anos 70, chamado Robert Gordon.
- Os adesivos que pipocam no balcão da loja são, em maioria, de bandas de Chicago, como o Urge Overkill - cuja relação com o cinema já vem da trilha de Pulp Fiction - Tempo de Violência, com a regravação de Girl, You´ll Be a Woman Soon, de Neil Diamond.
- John Cusack, que já havia trabalhado com Stephen Frears em Os Imorais. também participou do roteiro e da produção do filme.
- O texto de Nick Hornby virou peça de teatro e foi montado no Brasil com o titulo A vida é cheia de som e fúria.